• Migas c/ Carne de Porco
  • Migas de Espargos
  • Migas de Azeite e Alho
  • Açorda de Bacalhau
  • Sopa de Cação
  • Ensopado de Borrego
  • Borrego Assado no Forno
  • Batatinhas de Rebolão
  • Galinha de Cabidela
A Região
Numa paisagem tipicamente rural onde a tranquilidade e equilibrio que a natureza nos transmite é apenas rasgada pela modernidade das vias de transporte que a vida moderna nos exige ergue-se a vila de Lavre.
lavre5
Outrora cidade , posteriormente sede de freguesia, a povoação reconhecida digna de foral por D. Diniz em 1304 tem vindo a perder importância ao longo dos tempos, mantendo, no entanto, intocável o seu carisma, personalidade e mística únicas que para tantos, quer filhos da terra, quer transeuntes, serviu de inspiração.
 
lavre3_120Foi por entre as nossas ruas transbordantes de história que vagueou José Saramago enquanto compunha a sua obra "Levantado do Chão".
É também com grande carinho que se refere a ela Luís Fernando da Veiga no seu livro "Simão da Veiga, um nome e duas saudades".
 
 
Situada no limiar do Alto Alentejo a vila de Lavre é marcada pela paisagem transitória, em que as vastas planicies alentejanas se fundem com montes e vales que se cobrem de verdejante e vistosa vegetação durante a primavera e transportam a água gemida pelos terrenos para a ribeira que da vila herdou o nome.
lavre4
 
Esta mistura de sensações que a paisagem nos transmite extende-se às tradições e cultura da região, sendo a proximidade do ribatejo fonte de influências culturais que se refletem no dia-a-dia da população e na envolvencia da região.
Do ribatejo herda a vivência da festa brava, tendo sido berço do cavaleiro Simão da Veiga, mantendo ainda assim uma estreita ligação com o modo de estar alentejano, suas rotinas, vivências e tradições.
 
lavre1_120Com uma história repleta de acontecimentos e um misticismo a que os mais de 700 anos de existencia obrigam, Lavre continua assim, mantendo a sua identidade, as suas tradições e o seu orgulho, não descuidando ainda assim o desenvolvimento a que os dias actuais obrigam.
 
Aproveitando as condições únicas oferecidas pela sua localização florescem na região inúmeros investimentos de turismo rural, a agricultura continua a florescer graças aos esforços de modernização dos agricultores locais, a indústria da cortiça não mede esforços para mostrar ao mundo esse produto único da floresta nacional tão abundate nesta região e os empresários locais continuam a crescer e a surgir, quem sabe inspirados pela mesma sede de mostrar "obra feita" que levou outros tantos ilustres "filhos da terra" a vingar na vida.
 
A cultura vive na região momentos de prosperidade, impulsionada pela Banda Filarmónia da Casa do Povo de Lavre que, num esforço incansável de promoção da região e do seu próprio trabalho, contínua a exibir a nível nacional e internacional o produto da sua dedicação e empenho.
lavre6_400 
Há, no entanto, sentidos em que não queremos evoluir, por mais que o agitado dia-a-dia da vida moderna assim nos incite.
Não descartamos a nossa tradição gastronómica, aprimorada durante gerações e que consideramos um produto acabado.
 
Rica em condimentos e sabores que a região nos oferece, ora de forma incessante, ora de acordo com os caprichos da natureza, a nossa tradição gastronómica foi aperfeiçoada ao longo de gerações, transmitida de forma informal dentro da família, ou transmitida de forma amistosa entre amigos e conhecidos.
 
Embora isento de critérios sofisticados de selecção e aperfeiçoamento vigentes nos dias de hoje e talvez guiado pelo reconhecido "bom garfo" presente em cada habitante, este método deu origem a uma tradição gastronómica amplamente reconhecida, várias vezes premiada e altamente recomendável a qualquer apreciador da cozinha tradicional portuguesa.
 
Empenhado em manter e acima de tudo promover o património gastronómico da região o Restaurante Maçã, mantem-se hoje, como sempre, como um exemplo idóneo da cozinha regional alentejana, confeccionando diariamente, e com o mesmo empenho de sempre, aquilo que de melhor é disponibilizado pela cozinha regional alentejana.
 
Premiado várias vezes pelo produto do empenho com que temperamos cada prato falta-nos agora conquistar o derradeiro prémio:
 
A sua preferência! Visite-nos! 

 

Visitas: 190729